Como rebaixar seu carro

12/04/2010 postado por:Cleiton Souza

corsa

Rebaixar carros é um costume cada vez mais presente entre as pessoas que gostam de personalização. É fato que a maioria dos carros fica mais bonitos quando estão rebaixados, mas você realmente sabe como rebaixar seu carro e se é bom fazer isso?

Primeiro, vamos aos fatos quase que óbvios. Se você acha que apenas rebaixando seu veiculo ele vai ganhar mais estabilidade, se engana totalmente. Todo carro é projetado para manter a estabilidade dentro dos limites propostos pelo fabricante. Ou seja: para rodar com o carro original, a mudança na suspensão só vai trazer mais problemas. Já em carros preparados, a conversa é outra.

Você percebe que carros de corrida são rebaixados, mas há toda uma ciência por trás disso. Além de rebaixar os veículos, mecânicos e engenheiros trocam pneus, colocam barras estabilizadoras, reforçam freios e fazem cálculos extremamente precisos para que o carro fique com boa aerodinâmica e não saia do chão com facilidade.

O grande erro das pessoas que costumam rebaixar carros, é utilizar métodos inapropriados. Talvez o que a galera mais faça por aí é cortar as molas da suspensão e continuar com o mesmo amortecedor. Ou então resolvem rebaixar o carro esquentando as molas. Até alguns anos, revistas e especialistas diziam que aquecer a mola é bem melhor, mas também erraram.

A mola aquecida fica com um curso menor e seus elos acabam se chocando facilmente. As molas cortadas, vão fazer com que o curso do amortecedor fique diferente, acaba sobrando mola. Mas até então ninguém dá a mínima pra isso, afinal o carro é de rua. Mas alterações tão simples já podem fazer o carro capotar em velocidades absurdamente baixas.

Eu poderia dizer que não acho seguro rebaixar carros de rua, mas se tudo for feito da maneira certa, o resultado é muito bom e o cliente fica feliz (até encontrar lombadas e buracos). Abaixo, vou dar dicas de como rebaixar carros:

1 – Suspensão fixa

A suspensão fixa, em muitos locais é chamada de “suspensão preparada”, devido aos procedimentos executados, é uma das mais recomendadas na hora de jogar seu carro no chão. Uma das maiores vantagens da suspensão fixa, é o fato de permitir que você tenha um carro rebaixado legalizado, já que é uma suspensão “otimizada”.

Uma suspensão preparada tem amortecedores trabalhados para terem mais pressão e suportarem mais os impactos. O curso do amortecedor é menor e o carro fica mais “grudado” no asfalto. As molas também são especiais, feitas na medida e prontas para serem instaladas. Sem corte, sem maçarico.

Além dos amortecedores e molas, o cliente pode optar por buchas de poliuretano, que duram muito mais. No entanto, elas deixam o carro vibrando um pouco, nada que seja muito grave. Você pode comprar um conjunto de suspensão preparada já “pronto” ou encomendar de acordo com as preferências. As melhores lojas do ramo possuem esse tipo de suspensão.

Dois carros usando suspensão com molas Eibach, que já são vendidas nas medias certas. Enviada por Leandro Castro

Dois carros usando suspensão com molas Eibach, que já são vendidas nas medidas certas. Enviada por Leandro Castro

2 – Suspensão de rosca

Imagine uma suspensão com os mesmos itens e detalhes da suspensão preparada fixa. Mas essa tem uma rosca nos amortecedores que permite alterar a altura do carro. A suspensão de rosca não é tão nova no mercado, já que é quase unânime em corridas.

A suspensão de rosca não é permitida pela legislação, já que permite alterações o tempo todo. É um tipo de suspensão que eu recomendo. Prática na hora das alterações e se feita com profissionais, garante boa estabilidade e não custa muito.

3 – Suspensão a ar

Assim como a suspensão de rosca, a suspensão a ar não é legalizada. Em caminhões ela é permitida, mas isso é uma longa história. A suspensão a ar é composta normalmente por: bolsas, compressor, cilindros, válvulas solenóides e alguns metros de mangueira. Tudo isso instalado, permite alterações bruscas na altura do carro com o toque de um botão no painel, ou até por controle remoto.

Carros com suspensão a ar chamam a atenção por onde passam, são destaques em vários locais mas também oferecem perigos. Mais uma vez eu digo: engenheiros planejam um veiculo para rodar em certas situações, não com bolsas de ar. A estabilidade vai embora facilmente, o carro pode capotar em curvas simples.

O valor é mais alto, vai fazer você ocupar espaço no interior do carro para guardar o compressor ou cilindros e suas quebras e vazamentos podem ser freqüentes. Não quero criticar a suspensão a ar ou quem utiliza, inclusive, adoro ver em alguns carros. A questão a ser ponderada é a segurança.

gol suspensao a ar

Finalizando: Entre as três maneiras profissionais de rebaixar um carro, creio que a mais viável seja a suspensão fixa. Antes de mudar a suspensão, faça diversos orçamentos em locais diferentes e saiba bem o que você quer. Não se deixe levar pela primeira sugestão que aparecer. Vou indicar algumas empresas que dominam a área:

Impacto Suspensões Especiais

Tag Amortecedores

Tebão

Fênix Amortecedores

As quatro ficam em São Paulo e sempre fazem carros excelentes. Na Impacto eu já vi inúmeros trabalhos e eles conseguem fazer projetos sensacionais. A Tag tem certa tradição no mercado e a Tebão é uma loja especializada em Suspensão a ar. Já a Fênix, eu poso dizer que trabalha na mesma linha que a Impacto. Escolha uma que atenda suas necessidades e seja feliz!

28 Responses to “Como rebaixar seu carro”

  1. Leandro Castro says:

    Ótima matéria!
    Parabéns pelo nível!

  2. matador says:

    Rebaixar carros é uma das coisas mais ridículas que existem no mundo.
    Uma judiação com os carros.

  3. Camilo says:

    Matador, cada um com seu gosto. Tem gente que nao gosta de carro rebaixado, mas acha bonito colocar neon, aerofolio, spoilers, parachoque afrescalhado e outras viadagens por ai, depois sai tirando a maior onda pela rua..

  4. duduh says:

    otima materia²!!

    tbm achu se vc pagou pelo carro vc pode fazer o q quizer com ele !!

  5. *leo says:

    Não pode não. Vc nao pode fazer algo com seu carro que comprometa a segurança dos outros carros. Se vc for andar no deserto com ele aí sim, faça o que bem entender.

    • Cleiton Souza says:

      Pois é Leo, uma pessoa não pode arriscar a vida de outras, mas fazendo a alteração do jeito certo, não há risco algum

  6. Oi
    O seu post também está em destaque na home do Best Blogs Brasil
    Confira: http://bestblogsbrasil.com.br/
    Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site.
    Até Mais!
    Alex

  7. Lex says:

    Tenho susp a ar a mais de um ano e meio e nao tiro por nada…..e eu digo: não existe carro feio, existe carro ALTO!!!

  8. meu macho says:

    e eu digo: "não existem virgens, existem gordinhos em carros rebaixados."

  9. rodrygo says:

    tenho cum corsinha no chao poe la no yootube corsinha rebaixado do rodrygo pode paga uma rajada

  10. teteu says:

    Tenho um Astroso com fixa no 'aro, meu fihh, num tem um ser vivo que num passa chupandoooo OVOOO … e as formiga q se abaixem. kkkkkkk! bota pra fudeee, se o carro eh meu eu faço o que eu quizer com ele, qm mando ter medo de altura. SÓ NO ESCRAXOOO E NO TALENTO!

    O doidão ali falo foi tudo,
    ''naum existe carro feio, existe carro Alto''

  11. deives says:

    É RIDICULO AQUELES BESTAS QUE SOCAM O CARRO NO CHAO…. ISSO É MUITO RIDICULO…. O CARRO FICA FEIO NA REAL….

    É TRI O CARRO REBAIXADO ESPORTIVAMENTE AQUELE REBAIXADO DISCRETO,PARA FICAR MAIS ESPORTIVO E NAO OS IDIOTAS Q SOCAM NO CHAO… ESSES CARA SAO MUITO ARIGÓ…

  12. BRuno says:

    o carro é seu vc pagou por ele fodasse a melhor coisa é infiar o laudo do imetro na cara deses pm fdp que não tem ok fazer se vc num gosta de carro baixo o ploblema é seu o meu só anda ralando suhahsauh até galera

  13. arteemais says:

    pois é gente,colocar a vida em risco,maltratar o carro,tem gente que nao ta nem ai…
    mais,rebaixar o carro com sutileza,da aderencia e segurança,uma suspençao a ar é tudo de bom, maltratar o carro,é para gente que nao sabe o que ele significa…
    lembrando tambem,que tirar onda mesmo,é andar na moral…
    dirija sempre como se fosse a primeira vez…

  14. eu mesmoo says:

    Rebaixarr carro é bala mesmoo nao tem qm nao olhaa !!
    só q com suspenção a ar é mto perigoso nao podee se passar de 120 KM/H que ja fika perigoso de estourar as bolsas!!!
    nao se eeskecam disso !!

  15. Roberto Costa says:

    kara, adorei essa matéria, tirou todas minhas duvidas, estão de para bens, mais ae vou quanto fica essa suspenssão de rosca, acho uma boa, enquanto a capota, eu sempre ando de vagar sem pressa, há tenho um logus 95, adoro ele, mais ele é muito alto, estou usando rodas aro 15", mais acho que esta muito alto mesmo.
    abraços para todos.

  16. Tavares says:

    Pessoal gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho uma nova Sportage e estou colocando um aro 22 nela com pneus 245/30/22. Queria somente baixar um pouquinho a altura dela pra ela sentar nas rodas. Qual a melhor maneira de fazer isso??? Agraqeço pela ajuda.

  17. Lucas Klueger says:

    TEM QUE SOCA ATÉ O CHÃO ESSES FDP FICAM FALANDO

    GOSTAM DE ANDAR EM GIPES

  18. diego says:

    [aaa] tenho un novo gol geração g5 . joguei a ar , aro 17 . 4 bocas da buster matador . 4 modulos digitaiis . ih s' for falar de policias , meeeu tio eer policia ih teem um eco sport com suspensãao " fuuuuix . carro alto ja tomou o lugar do carro feio . hsuhsus

  19. Luiz Fernando says:

    carro rebaixado é muito bonito sem duvida, eu nao rebaixo o meu por nada, por escolha mesmo, mais tipo, quem nao gosta que fique com seu gosto, nao tem o pq vim aqui e sair atirando varias criticas em cima de quem gosta. e visse e versa

  20. Yuti235 says:

    ele podiam nitrar os carros para que fiquem igual ao filme velozes e furiosos 4

  21. Yuti235 says:

    ele podiam nitrar os carros para que fiquem igual ao filme velozes e furiosos 4

  22. Junin says:

    ae… meu pai tem um temproso sokado cm um som no porta malas ainda fi.. er mto foda

  23. FRANK FALANDO FRANCAMENTE says:

    TEM GOSTO PRA TUDO MATADOR, EU POR EXEMPLO GOSTO DE CARRO REBAIXADO, VOCÊ GOSTA DE QUEIMAR A ROSCA, E EU NÃO TO NEM AI PRO SEU GOSTO, GOSTO CADA UM TEM O SEU. FALOUU MANO!!!!!!

  24. Leonardo grossi says:

    boa noite.
    Gostaria de saber como fazer a preparaçao para montagem da suspensao de rosca, quais peças preciso para montagem e como faço? tenho um passat flash 87 que ja esta rebaixado mais tem hora que nao da pra viajar por exemplo, caso seja muito dificil a montagem, gostaria de saber se voce sabe se tem alguma loja na cidade em que moro, Barbacena,MG ou aqui por perto.
    Desde ja agradeço
    Obrigado Leonardo

Leave a Reply