Dicas – Como passar na inspeção veicular

18/09/2010 postado por:Cleiton Souza

inspecao veicular

Pois é, meus caros amigos. Ultimamente, o que mais me perguntam no meu trabalho é sobre dicas para passar na inspeção veicular, que mede emissão de poluentes e ruídos. Então, há várias maneiras de passar na inspeção veicular sem burlar o sistema nem utilizar meios totalmente ilegais, como o suborno.

Antes da inspeção, leve seu veículo a alguma oficina que tenha equipamentos para os testes de emissão de gases, isso já vai poder lhe adiantar se o carro será aprovado ou não. Caso ele não esteja, o mecânico vai passar a relação de melhorias a serem feitas, no entanto, há vários itens que podem ser trocados sem tal diagnóstico.

Começando pelos filtros de ar e combustível, que são grandes responsáveis pela eficiência da combustão, uma vez que não permitem a entrada de sujeiras na câmara de combustão. Adiante-se, troque os filtros e ganhe mais chances de passar na inspeção veicular.

Outros componentes muito importantes são velas e cabos de velas, responsáveis por conduzir a “carga” entregue pela bobina e gerar a centelha na câmara de combustão. Ultimamente tenho instalado os cabos de silicone, que transmitem com pouquíssima perda e garantem uma ótima queima de combustível.

Não se faz tão necessário, até por ser caro, mas trocar o escapamento chega a ser preciso para se dar bem na inspeção veicular. Basta você se lembrar que por dentro dele há um mundo de sujeira e até “rastros” de óleo, inclusive no catalisador.

inspecao veicular

Agora, já no local da inspeção, vale ficar atento. Nos carros com motor refrigerado a água, é imprescindível que o veiculo chegue com motor já aquecido e o principal: O responsável pela inspeção não pode deixar o carro morrer antes de fazer os testes.

Quando o motor está aquecido (algo em torno de 15 minutos de funcionamento), a queima já está sendo bem feita e o catalisador está trabalhando bem e limpo. Se o carro apaga e é ligado em seguida, uma carga enorme de gases será expelida, então isso vai aparecer no gráfico e tchau. Seu veiculo está reprovado na inspeção.

Os donos de veículos mais antigos não podem se dar ao luxo de correr o risco, sempre vale à pena fazer uma revisão completa antes da inspeção, de preferência, um ou dois dias antes. Se for carburado, sinta-se obrigado a procurar um especialista em regulagem para deixá-lo redondinho.

Também há algumas dicas para carros turbo (sim, carro turbinado passa na inspeção veicular), mas essas eu prefiro manter segredo e passar aos meus clientes aqui de São Paulo! Tenha em mente que tais reparações não visam apenas a aprovação do veiculo na inspeção, mas sim uma melhor qualidade do ar para todos (aff, discursinho). Quem sabe eu volte com as dicas para passar carro tubo na inspeção veicular, vou pensar sobre!

9 Responses to “Dicas – Como passar na inspeção veicular”

  1. [...] Dicas: Como passar na inspeção veicular [...]

  2. Daniel says:

    ae amigo poe ai sobre carros turbinadosm, to precisando passar o meu apzinho 1.8 com 2e hehehehe

    • Cleiton says:

      Pode divulgar sim! Mas por favor não copie o texto por inteiro, isso me prejudica.

  3. Bieel 13zn says:

    venha com
    o tuurboo…hahaha

  4. Bieel 13zn says:

    venha com
    o tuurboo…hahaha

  5. ShockMotors says:

    Sim, por isso o ideal é não desligar o carro

  6. Nappa says:

    Mas o que devemos fazer se sempre que chegamos na inspeção e somos o próximo o técnico pede para desligar o carro, depois ele posiciona no local de testes e desliga de novo pra ligar só com os medidores conectados.

  7. Nappa says:

    Outro problema é a questão do alarme “segredo”, somos obrigados a mostra onde fica? ou o carro ficará ligado o tempo todo se negarmos a mostrar o local do segredo?

Leave a Reply