Como legalizar carro turbo

25/08/2010 postado por:Cleiton Souza

motor turbo

Além do constante preconceito que os proprietários de carros turbo sofrem por pessoas que imaginam a turbina apenas como um acessório para rachas, a falta de informação, inclusive por parte das autoridades, prejudica várias pessoas quando querem saber como legalizar um carro turbo.

Antes de tudo, devo dizer que o CONTRAN não proíbe certas alterações em características originais do veiculo. Algumas modificações mais singelas não precisam de um laudo ou algo do tipo, como sistemas de som, bancos de couro e rodas de liga leve.

No Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro, está bem explicado que as alterações só são proibidas se forem feitas sem prévia autorização do órgão local (DETRAN). Então vem a pergunta: Como legalizar um carro turbo?

motor turbo

De acordo com a lei, é preciso seguir uma série de procedimentos para legalizar um carro turbinado. O kit turbo deve ter nota fiscal, assim como a instalação do mesmo (é, peça uma nota ao seu mecânico). Feito isso, o condutor deve ir ao DETRAN ou algum despachante para conseguir a autorização para modificação de características.

Se o DETRAN liberar a autorização, os serviços de modificação podem ser feitos, mas para ser legalizado, o carro turbo terá que passar uma vistoria que mede emissão de poluentes, ruídos, competência dos freios e a segurança do veiculo em geral. Tal vistoria só pode ser feita em locais autorizados pelo INMETRO.

Caso o veículo esteja bem regulado e se saia bem, será emitido um laudo com a nova potência do carro, então o proprietário tem que ir a um despachante e levar cópias do CPF, RG, laudo da inspeção, autorização para modificações emitida pelo DETRAN e um comprovante de residência, então o despachante vai dar entrada para um novo documento.

O novo documento do seu carro turbo terá um campo com a potência do seu carro, tamanho de roda, alteração em suspensão e até o combustível. Em alguns estados, o DETRAN ainda insere um campo: “VEÍCULO MODIFICADO: VEÍCULO EQUIPADO COM TURBOCOMPRESSOR”.

O campo acima não é obrigatório, mas alguns policiais podem encher o saco caso não vejam a palavra “Turbo” nos documentos. Se por acaso isso acontecer, é a hora de provar que você não é um motorista burro.

Caso o policial apreenda o carro turbo, mesmo estando legalizado, você pode procurar um advogado para que ele entre com um mandado de segurança contra o DETRAN local, aí os caras vão regularizar o documento do seu carro novamente.

saveiro

Além do documento do veículo comprovando modificações, você pode andar com uma cópia do laudo da inspeção e “esfregar na cara” dos policias que ficarem procurando motivo.

Vale lembrar que este procedimento não vale apenas para legalização de carro turbo, como também as outras modificações citadas pelo Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro:

I – Espécie;
II – Tipo;
III – Carroçaria ou Monobloco;
IV – Combustível;
V – Modelo/versão;
VI – Cor;
VII – Capacidade/potência/cilindrada;
VIII – Eixo suplementar;
IX – Estrutura;
X – Sistemas de segurança.

Ou seja, é possível adotar o mesmo procedimento em dez tipos de modificações nas características originais do veículo. Agora que você já viu isso, não perca tempo e vá legalizar seu carro turbo!

25 Responses to “Como legalizar carro turbo”

  1. […] site  Shockmotors.com fez uma matéria de como regularizar um carro turbo, segue na […]

  2. Bobalinks says:

    […] Texto: Como legalizar um carro turbo […]

  3. Bora legalizar o meu!
    =)
    Marcus

  4. […] Se eu pudesse ter um carro deste, além de caprichar em Rodas estilosas, também turbnaria a máquina. Principalmente porque agora é possível deixar um carro turbo legalizado (como legalizar carro turbo). […]

  5. TOL Carros says:

    Olá,

    Muito interessante e informativo seu artigo, é bom esclarecer as coisas.

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel – TOL Carros

  6. Victor says:

    ATENÇÃO A TODOS:

    É PROIBIDO o repotenciamento de automóveis, caminhontes e camionetas acima de 10% da potêcia original do veículo, vide anexo da RESOLUÇÃO 292/08 CONTRAN. Portanto não é possível, por meios lícitos, a legalização de um turbo compressor que ultrapasse esse limite no repotenciamento. Mas é permitido hoje o rebaixamento da suspensão pela mesma resolução!

    • Cleiton says:

      Victor, pode ser que haja esta resolução, mas se isso realmente é verdade, como é que alguns amigos meus têm carros legalizados com 195 cavalos quando a potencia original era de 80?

  7. […] na webcam Jesus vs Thor Leitoras Corinthianas Nos ajude nessa eleição: vote no Ela tá de Xico Como legalizar o carro turbo Treinamento Anti Terrorismo na Coréia do Sul Sexta Feira Fast no ODB A melhor e pior […]

  8. Victor says:

    Cleiton, talvez pq a resolução seja de 2008 e os carros foram egularizados antes dela e portanto tudo certo, pois a legislação não pode retroagir para prejudicar. Caso foi feito isto depois da Resolução, vc pergunta para eles onde fizeram e qual foi o "jeitinho" que deram para conseguir isto! Abraço

    • Cleiton says:

      Na verdade, sempre há o jeitinho! O carro pode ser legalizado com uma potência e a pessoa alterar depois, trocando turbina ou componentes do motor. Como a policia não tem dinamometro para medir, passa batido…

  9. marcos says:

    Ae pessoal essa lei nao vale esta desatualizada a que vale é a resolucao 292 do contran bnao legaliza mais turbo…

  10. […] Como legalizar o carro turbo Treinamento Anti Terrorismo na Coréia do Sul Sexta Feira Fast no ODB A melhor e pior interpretação de Teenage Dream As Mulheres Mais Exibidas da Internet Os 10 canhotos mais famosos do mundo As melhores tirinhas da semana Prós e contras de trabalhar em casa Stripper Ninja Será que essa moda pega ? Gatinho jogando Duck Hunt Smartphones a partir de 399 reais […]

  11. Victor says:

    Marcos,
    foi o que eu disse logo acima!!!

    Cleiton,
    só passa batido pq a maioria desconhece de legislação! Se soubessem mesmo, eles observando que há uma modificação de caracteristica devem cobrar imediatamente que ela esteja presente no campo de observações do CRLV (DUT). Para tal deve ter sido realizado anteriormente o CSV (certif. de segurança veicular), realizado em organismo credenciado no INMETRO, onde deve se constar a nova potência do veículo.

    Exemplo de não observância da Resolução: modificação de caracteristica a troca de setas e retrovisores para de menor tamanho, inclusive em motos. Não é que a gente vê nas ruas várias motos assim!

  12. Jojo says:

    blablabla mto interessante a matéria, pena q o shock motors não fez uma pesquisa pra ver o q acontece na prática, né?
    Tá "muidificil" legalizar modificação de aumento de potência… Na teoria é muito bonitinho, na prática se prepara pra ter talvez que desistir se não tiver um "conhecido" no lugar certo

    • Cleiton says:

      Jojo, realmente pode ser dificil, mas feito com os profissionais errados. Até semana passada eu estava trabalhando em uma preparadora e mandamos 3 veiculos para a vistoria em um mês, os três passaram sem esforço. O trabalho tem que ser bem feito e é mais rápido com despachante

  13. missio says:

    faz isso aqui no rio grande do sul e ve quantos carros eles vao permitir que se altere potencia, quanto mais kit turbo

  14. Mano says:

    …realmente teoria é uma coisa, quer ver aqui em SC,mais exato na citran de Tijucas-SC, o chefe de transito la é cascudo só passa alguma coisa com $$$$ no bolso dele!!!!! (verdade)

  15. carlos says:

    No presente momento tenho uma saveiro 91/91, ate qual aro poderia estar colocando nela sem ter que legalizar isso?!

    E supensão a ar?! Legaliza ou Nao ??

  16. junior says:

    ola pessoal tenho um gti turbo queria saber onde posso legalizar pois aki no RS esta proibido legalizar disseram q em SC da poderiam me dizer se e verdade??obrigado

  17. Lucas Garcia says:

    Boa matéria! O que eu fico na dúvida é que, segundo a resolução 292 do CONTRAN, a potencia aumentada não pode exceder 10% da original, ou seja se eu colocar um turbo no meu carro e quiser legalizar, vou ter que andar com 0,1 kg de pressão apenas, ou na hora de vistoriar coloco os 0,1 e depois volto com a que eu desejaria (0,8 pro exemplo). Se for assim mesmo como vocês disseram e como está nessa resolução, o Detran nacional toma voltas todos os dias … O que vocês acham?

  18. […] mas depende do nível de personalização! Outro dia eu escrevi algumas dicas para legalizar turbo. As regras são basicamente as mesmas, mas existem os detalhes. É preciso que o carro não tenha […]

  19. Assis says:

    A alteração de potência é limitada a 10% da potência original, acima disso o veículo é enquadrado com veículo de competição e não pode circular livremente pelas ruas!

  20. vanderlei says:

    tenho um carro turbo ,iegalizado e nunca tive problema !!!!
    vanderlei

  21. Carlos says:

    Realmente a resolução 292 exige só um CSV (certificado de segurança veicular) realmente, mas não permite alteração de potência maior que 10%, já a resolução 291 permite modificação maior que 10%, mas para fazer esse CSV a empresa que realizou o serviço tem que ter um CAT (certificado de adequação ao transito).

Leave a Reply